segunda-feira, 29 de Abril de 2024  08:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

d3ö  – música fora de horas

d3ö – música fora de horas


dia 7 de Outubro pelas 22h00/ ano 2009

Teatro Aveirense


Os d3ö já não terminam concertos em tronco nu, mas estão mais expostos que nunca.
Depois de 3 EP’s – “SixPackTrack” (2003), “8 Tracks On Red” (2004) e “7 Heartbeat Tracks” (2005) - surge a maturidade musical num

m estreia em que o trio se apresenta sem artifícios, capaz de transmitir a força do grupo e sacralizar as suas poderosas actuações ao vivo.

Exposed, a estreia em longa duração dos d3ö, surge quase sete anos depois do primeiro concerto da banda. Mais uma prova de que o rock é feito de atitude, de entrega, de suor e muita estrada. Exposed condensa em 42 minutos a força e o poder da banda. Apresenta doze canções intensas introduzidas por dois clássicos recentes dos seus concertos, “Junior Daddy” e o single “Wanna Hold You” (com honras de videoclip realizado por Cláudia Batalhão).
Das canções mais recentes do trio constituído por Toni Fortuna (a voz dos míticos Tédio Boys), Tó Rui e Miguel Benedito (dois ex-Garbage Catz), destaque para o refrão cativante de “On The Phone” e o groove frenético de “Yellow Sand”. “Say You Will” promete tornar-se no novo hino da banda e “What You Doing?” é duma intensidade surpreendente.

Em termos gráficos, a escolha de uma imagem monocromática reflecte um desprover de tudo o que é supérfluo, reproduz aquilo que vai na alma, o que se sente verdadeiramente.
O rock’n’roll não é um estilo de música - antes uma forma de estar na vida.
Os d3o são: Toni Fortuna (Voz/Guitarra), Tó Rui (Guitarra) e Miguel Benedito (Bateria).

"Exposed" é um grande álbum. Já estamos em cima deles.
Terem passado quatro anos desde o último EP dos d3ö permite-nos pôr as coisas em perspectiva.
Não demora nada. Apenas os segundos que passam até ouvirmos a batida sincopada, os feedbacks feitos sirene-theremin e a voz prenha de ferocidade e insatisfação de "Junior Daddy", a primeira canção.
Logo aí, torna-se óbvio que, se os d3ö eram excitantes, não o eram por qualquer conjuntura de época. O que lhes víamos antes é o que lhes vemos agora. Mais: neste que é o seu primeiro longa duração, não há passos em falso, não há desvios questionáveis.
O blues como combustível inflamável: "Take this love". A psicose erguida a espaço catártico: o riff insistente de "Say you will" e o tom ameaçador de Toni Fortuna a dar-lhe toda a gravidade. Sexo e negro romantismo no lento crescendo de "Wanna hold you", dança de sedução disfarçada de provocação sem efeitos secundários.
"Exposed" é um mapa do universo dos d3ö. Tem sugestão de fantasmagorias blues, acessos de psicadelismo que nunca levitam - preferem agitar-nos -, rugosidades garageiras e uma "coolness" clássica sem pachorra ou temperamento para modernices. Rock''n''roll como matéria lúdica que nos acena ao longe, pedindo que nos juntemos à dança, que nos agarra pelos colarinhos se não nos aproximamos como é exigido. Não esbofeteia ninguém.
Carrega no pedal de fuzz e arranca em ritmo feroz, inflexível.
Aproxima-se do microfone e liberta a voz com urgência irreprímivel - não é tanto o que diz, é como o diz. "Exposed" é um grande álbum. Já estamos em cima deles.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®